Grsecurity

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Home Proxy

Proxy

E-mail Imprimir PDF

O que é Proxy ?

Um proxy é um software que armazena dados em forma de cache em redes de computadores. São instalados em máquinas com ligações tipicamente superiores às dos clientes e com poder de armazenamento elevado.

É de salientar que, utilizando um proxy, o endereço que fica registrado nos servidores é o do próprio proxy e não o do cliente.

Por exemplo, no caso de um HTTP caching proxy, o cliente requisita um documento na World Wide Web e o proxy procura pelo documento em seu cache. Se encontrado, o documento é retornado imediatamente. Senão, o proxy busca o documento no servidor remoto, entrega-o ao cliente e salva uma cópia no seu cache.

A tradução da palavra inglesa proxy, segundo o dicionário Michaelis, significa procurador, substituto ou representante.

O proxy surgiu da necessidade de conectar uma rede local à internet através de um computador da rede que compartilha sua conexão com as demais máquinas. Em outras palavras, se considerarmos que a rede local é uma rede "interna" e a internet é uma rede "externa", podemos dizer que o proxy é que permite outras máquinas terem acesso externo. Geralmente, máquinas da rede interna não possuem endereços válidos na internet e, portanto, não têm uma conexão direta com a internet. Assim, toda solicitação de conexão de uma máquina da rede local para um host da internet é direcionada ao proxy, este, por sua vez, realiza o contato com o host desejado, repassando a resposta à solicitação para a máquina da rede local.Por este motivo , é utilizado o termo proxy para este tipo de serviço, que é traduzido para procurador ou intermediário. É comum termos o proxy com conexão direta com a internet.

Web proxies

Uma aplicação proxy popular é o caching web proxy, um web proxy usado com cache. Este provê um cache de páginas da internet e arquivos disponíveis em servidores remotos da internet, permitindo aos clientes de uma rede local (LAN) acessá-los mais rapidamente e de forma viável.

Quando este recebe uma solicitação para aceder a um recurso da internet (especificado por uma URL), um proxy que usa cache procura por resultados desta URL no seu cache local. Se o recurso for encontrado, ele é retornado imediatamente. Senão, ele carrega o recurso do servidor remoto, retornando-o ao solicitador e armazena uma cópia deste no seu cache. O cache usa normalmente um algoritmo de expiração para remover documentos do cache, de acordo com a sua idade, tamanho e histórico de acesso. Dois algoritmos simples são o Least Recently Used (LRU) e o Least Frequently Used (LFU). LRU remove os documentos existentes por muito tempo, enquanto o LFU remove documentos menos populares.

Transparência

Um proxy transparente é um método para obrigar os utilizadores de uma rede a utilizarem o proxy. Além das características de caching dos proxies convencionais, estes podem impor políticas de utilização ou recolher dados estatísticos, entre outras . A transparência é conseguida interceptando o tráfego HTTP (por exemplo) e reencaminhando-o para o proxy mediante a técnica ou variação de port forwarding. Assim, independentemente das configurações explícitas do utilizador, a sua utilização estará sempre condicionada às políticas de utilização da rede. O RFC 3040 define este método como proxy interceptador.

 

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Proxy

Última atualização em Dom, 01 de Abril de 2012 17:19